segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A temporada do Cross Country está aberta


Temos pouco desse tipo de corrida por aqui, normalmente só o Campeonato Brasileiro, que é disputado apenas por atletas federados (talvez por isso seja tão pouco conhecido). Mas lá na Europa há corridas tradicionais do tipo, como os campeonatos entre universidades e as séries de elite que ostentam os melhores atletas do mundo.
Lá, tradicionalmente acontece no inverno, e não é raro ver etapas que acontecem na neve (show demais!)
Mas na neve? Sim!
O cross é realizado em campos, podendo ter obstáculos, subidas, descidas, lama (quando chove), pequenos riachos... O que o torna uma prova muito dura e que rende belas imagens.

Apesar de ser uma prova tão importante pro atletismo, não é uma modalidade olímpica. Foi retirada da competição em 1924, pois julgaram que era inadequada para os jogos de verão por ser tão desgastante. Poderiam então incluir nos jogos de inverno, não é!?
Voltando pros cross tradicionais... nesse mês e no próximo a agenda está cheia. Para citar uns dos mais importantes, temos: Great Edinburgh, que já teve como campeões Eliud Kipchoge, Kenenisa Bekele, Mo Farah e Asbel Kiprop, e no feminino Tirunesh Dibaba (recordista mundial dos 5.000 metros, campeã mundial e olímpica) , Linet Masai e Gemma Steel (uma das melhores não africanas da atualidade). Cross Internacional de Itálica já teve como campões Haile GebrSelassie ( etíope considerado o melhor de todos os tempos) , Paul Tergat, Kenenisa Bekele e Florence Kiplagat. Lá no Quênia tem o KBC Nairobi Cross(esse é um dos melhores pra assistir rs) ... Fukuoka Internacional Cross Country, Eurocross, Cross de Atapuerca.. a lista é grande.



Como eu disse, o cross rende belas imagens. Eu poderia tentar explicar da melhor forma possível, mas não chegaria perto do que é realmente, então deixo as imagens falarem por si só:


 ( Paula Radcliffe, recordista mundial da maratona, na ocasião campeã mundial de cross em 2001)


(Kenenisa Bekele, recordista mundial dos 5.000 e 10.000 metros rasos, em direção à vitória no Great North Cross Country em Newcastle)


(Red Rose XC Series)


(Campeonato Mundial de Cross Country 2010 - Feminino Junior)


(36° Campeonato Mundial de Cross Country)


(Campeonato Europeu de Cross Country 2012)

(No Campeonato Mundial Militar, nosso representante, de amarelo o PM e atleta Leandro Prates)


Quer ver de uma forma melhor ainda?
Só dar play!






E no Brasil, quando vai ter?
Dia 08 de Fevereiro no Parque Ecológico do Tietê em São Paulo, a Copa Brasil de Cross Crountry. Não vai ter neve, mas terá os melhores atletas do Brasil reunidos para quem quiser vê-los(estarei lá competindo também). 
Link do evento:
http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=7666

Logo em seguida, nos dias 21 e 22 haverá a Copa Panamericana  na Colômbia e no dia 28 de março na China o Campeonato Mundial.



Não vai poder assistir a Copa Brasil? Não tem problemas. Além de correr, vou escrever, com a visão de dentro e de fora. Até lá!
Abraço!







Um comentário: